Photo Photo Photo Photo

BERMUDA TIFWAY 419

Recomendada para áreas esportivas, como futebol, pólo, fairways, tees e roughs em golfe.

Combinando resistência e beleza, a TifWay 419 tem sido a mais popular grama esportiva dos últimos 40 anos nos Estados Unidos e ao redor do mundo. Sua densidade e hábito de crescimento lateral rápido se traduzem em grande velocidade de recuperação, aos danos causados pelo uso, tornando-a um dos mais duráveis híbridos de Bermuda. TifWay 419 tolera cortes baixos e apresenta alta resistência a doenças. A TifWay 419 é um híbrido de bermuda do cruzamento entre Cynodon Dactilon x C. Tranvaalensis. É caracterizada como tendo uma coloração verde escura com fina/média textura foliar e grande densidade. Esta variedade apresenta crescimento vigoroso, estabelecendo-se rapidamente após o plantio. Os estudos conduzidos em Griffin/GA-EUA, pela NTEP, em 2001, mostraram que a TifWay 419 apresentou melhores índices de qualidade que a Tifsport.”

CARACTERÍSTICAS

Temperatura de adaptação
TifWay cresce melhor em climas quentes dentro dos 45º de latitude do equador. Temperaturas altas (38º C) são prontamente toleradas pela saudável TifWay 419. Pode tornar-se dormente após repetidas geadas no inverno, mas recupera-se rapidamente quando as temperaturas aumentam.

Tolerância à qualidade da água
Sob um adequado perfil de drenagem, a TifWay 419 pode tolerar concentração de 2500 ppm de sais totais. É bem adaptada a fontes de água de reuso, sendo comumente usada em áreas sob irrigação de efluentes municipais e da indústria de alimentos.

Tolerância à seca
TifWay 419 sobrevive bem a períodos de seca com mínima disponibilidade de água. 25 mm semanais de água propiciam uma superfície aceitável, sendo que 12 mm de irrigação semanal são suficientes para a sobrevivência da grama, dependendo da física do solo.

Tolerância ao tráfego e uso
TifWay 419 proporciona uma das melhores taxas de recuperação entre todas as gramas de clima quente.

Tolerância a plantas invasoras
O crescimento denso da TifWay 419, quando apropriadamente mantida, compete eficientemente com a presença de muitas espécies de invasoras.
Tolera a aplicação de herbicidas seletivos.

Tolerância à incidência de pragas
A TifWay 419 demonstra tolerância ao ataque de vários insetos e/ou, ainda, rápida recuperação do dano após o controle da praga.

Fertilidade do solo
TifWay 419 cresce melhor quando o solo está em uma faixa de pH entre 5,5 a 7,0. Níveis do solo de cerca de 112 kg/ha de fósforo e 200 kg/ha de potássio providenciarão crescimento suficiente para a planta. Nitrogênio aplicado na ordem de 140 kg/ha/mês propiciará uma planta saudável, quando combinado com os níveis recomendados de fósforo e potássio.

Estabelecimento
A TifWay 419 é uma espécie triplóide estéril (semente não viável), sendo propagada com sucesso por placas e mudas.

          

Galeria de Imagens

 

 


São Paulo


(12) 3905.3388

 


Rio de Janeiro


(22) 2654.1333

 


Rio Grande do Sul


(51) 3662.8600