Photo Photo Photo Photo

BERMUDA TIFDWARF

Recomendada para greens de golfe e quadras de tênis.
TifDwarf é altamente adaptada ao calor, solos salinos ou sódicos, tráfego pesado e baixa altura de corte. Devido a boa capacidade de transição pós overseeding, é altamente efetiva para jogo ao longo do ano, em áreas onde as temperaturas do verão excedem os 38º C. Verticorte e topdressing são necessários para amenizar a agressividade da TifDwarf, mas sua superfície é a base perfeita para oversseding com gramas de inverno.

DESCRIÇÃO

Tifdwarf é um híbrido de bermuda do cruzamento de Cynodon Transvaalensis x C. Dactylon. Tifdwarf tem folhas, hastes e entrenós menores e mais curtos que a TifGreen. As folhas são verde escuras e têm a textura mais fina entre os híbridos de bermuda.

USOS

TifDwarf é usada para greens de campos de golfe mais do que qualquer outro híbrido de bermuda. Sendo eventualmente usada também em quadras de tênis e em bowling greens.

CARACTERÍSTICAS

Temperatura de adaptação
Assim como as outras variedades “Tif”, a TifDwarf apresenta boa performance em climas dentro dos 45º de latitude do equador. TifDwarf não é tão resistente ao frio quanto a TifWay e a TifGreen.

Tolerância à qualidade da água
A TifDwarf é a mais tolerante entre as bermudas “Tif” quanto a salinidade da água. Sobre um perfil com drenagem adequada, a TifDwarf pode tolerar salinidades no solo superiores a 4000 ppm.

Tolerância à seca
A TifDwarf sobrevive à seca com mínimas quantidades de água disponível. A TifWay 419 sobrevive bem a períodos de seca com mínima disponibilidade de água. 25 mm semanais de água propiciam uma superfície aceitável, sendo que 12 mm de irrigação semanais são suficientes para a sobrevivência da grama, dependendo da física do solo.

Tolerância ao tráfego e uso
A TifDwarf apresenta boa capacidade de recuperação à injúria por dano mecânico.
Tolerância a plantas invasoras
A TifDwarf forma um gramado denso, o qual previne a presença de muitas invasoras quando apropriadamente mantida.

Fertilidade do solo
A TifDwarf desenvolve-se melhor em solos com uma faixa de pH entre 5,5 e 7,0. Níveis do solo com cerca de 112 kg/ha de fósforo e 200 kg/ha de potássio, providenciarão crescimento suficiente para a planta. Nitrogênio aplicado na ordem de 140 kg/ha/mês propiciará uma planta saudável, quando combinado com os níveis recomendados de fósforo e potássio.

Estabelecimento
A TifDwarf é uma planta triplóide estéril (semente não viável), sendo propagada com sucesso por placas e mudas.

 

 


São Paulo


(12) 3905.3388

 


Rio de Janeiro


(22) 2654.1333

 


Rio Grande do Sul


(51) 3662.8600