Atestado Internacional
A proposta da certificação total é assegurar que a grama em placas ou mudas seja da variedade original, livre de outros tipos de grama da mesma espécie. Desta forma, o cliente terá a garantia das características superiores da espécie original desenvolvida e amplamente pesquisadas, como sua resistência, densidade, coloração e uniformidade, estarão presentes em seu projeto. Por quê? De acordo com a revista ?Superintendent Magazine?, mais de 50% das gramas TifWay 419 vendidas nos EUA estavam contaminadas com a presença de vários estolões de outros tipos de bermudas mais grossas, resultando em diversas manchas de outras cores nos gramados instalados.
Por isto a Green Grass mudou para o programa de certificação total, por discordar plenamente das regras frouxas do programa anterior, onde um produtor pode ter varias áreas de produção e apenas uma delas ser certificada, um absurdo que gera ao comprador uma desconfiança constante, se a grama adquirida é da área certificada ou de qualquer outra área não certificada. Isto aconteceu diversas vezes, inclusive durante a Copa do Mundo (requisito de grama certificada) onde diversos gramados tiveram sua origem duvidosa sem a real comprovação de certificação da fazendas de origem. Também, o antigo programa incorporou profissionais sem experiência para as inspeções, incapazes de fazerem este importante trabalho.
A Green Grass então migrou para um novo programa onde somente produtores 100% certificados são aceitos, com isto qualquer grama bermuda, Zeon Zoysias, Paspalums, entre outras, o cliente não terá dúvidas se é original ou não, se é realmente certificada ou não.
International Assurance Program ( IAP ) foi criado pelo grupo International Turfgrass Consultants, no site www.turfgrassconsultants.org você encontrará informações de renomados profissionais, com larga experiência internacional, como David Doguet, Gonzalo Madero, Alexandro Canegallo, Fabricio Espirito Santo, Daniel Tapia entre outros.